Setembro mês da Safira

Antes de falar dessa belíssima gema, vamos falar de algumas curiosidades:

O anel de casamento de Lady Diana Spencer com Carlos, Príncipe de Gales era um anel de safira.

O Anel do Administrador e do Músico (Compositores, Maestros)

Safira do arábico safir, significa 'pedra preciosa', é uma variedade da forma monocristalina de óxido de alumínio, um mineral chamado coríndon. Esta pedra pode ser encontrada na natureza sob a forma de gemas ou produzida de forma sintética para uma infinidade de aplicações

Como o rubi, a pedra safira pertence à família dos coríndons. Porém, ao contrário do Rubí, que é vermelho, a safira pode ter uma infinidade de cores: rosa, amarela, roxa, verde, cor de laranja, rosa alaranjado e até mesmo incolor? Então, a cor da pedra  a denomina. A palavra safira utilizada sozinha designa a variedade de cor azul dessa gema.

Hoje, a safira situa-se entre as gemas mais valiosas, antigamente era usada apenas em mecanismos de relógio. A variação azul escura com tons de violeta é a mais valiosa de todas.

A pedra de cor azul se apresenta em um sortido muito rico que vai do azul muito claro ao azul noite ou do turquesa ao azul arroxeado, conforme sua origem. E devido a sua beleza incrível essa gema se tornou uma das mais clássicas da joalheria. Portanto, ela já fez parte de joias icônicas, como as da princesa Diana.

Pode ser incolor (safira branca santos ou leucossafira), azul (devida, em parte, ao ferro), púrpura, dourada ou rósea, entre outras. As cores devem-se à presença

É produzida principalmente no Sri Lanka. Outros produtores são Myanmar, TailândiaVietnam (em basaltos, no sul do país), TurquestãoÍndiaQuêniaTanzânia, Estados Unidos e Austrália. As melhores safiras vêm da Caxemira (Índia), da vila de Soomjam, mas as jazidas estão praticamente esgotadas.

Ótimas gemas vêm de Myanmar (Ratnapura) e as maiores, da Austrália.

É rara no Brasil, existindo no Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais.

 

O maior centro de lapidação é a Índia.

 

A maior safira já encontrada tinha mais de 200 g no estado bruto e foi achada em Ratnapura, Myanmar (antiga Birmânia). Das gemas lapidadas, a maior de todas é a 'Estrela da Índia', com 575 ct (ou 563 ct, segundo outras fontes), que está no Museu Americano de História Natural de Nova Iorque.

A 'Logan' tem 424 ct e cor azul. A 'Estrela da Ásia', de 330 ct, está também nos Estados Unidos, na Smithsonian Institution (Washington). É também famosa a safira 'Ruspoli', de 135,8 ct.

 

 

Postado em