Ródio e banho de Ródio

O Ródio é o revestimento de muitas joias confeccionadas em Ouro Branco e em Prata é responsável por trazer vida aos tons prateados. Ele faz parte da família nobre da platina (platina, ródio, rutênio, irídio e ósmio).

Existem dois tipos de coloração do Ródio: O Ródio Branco e O Ródio Negro

Confira nossos Brincos em Ródio Branco e também outras joias em Ródio Negro.

Por sua resistência e brilho, o ródio é muito utilizado na indústria joalheira, na etapa de acabamento de joias de prata e ouro branco. Assim, para deixar a joias um acabamento prateado , vivo e brilhante (Banho de Ródio Branco), o joalheiro banha a liga de Ouro Branco ou Prata em ródio.

Já o ródio negro tem a mesma composição do ródio comum, porém com o acréscimo do corante negro brilhante, também conhecido como (Grafite Escuro). Esse pigmento é o responsável pela cor escuras das joias, garantindo um lindo brilho negro especial.

O Banho de Ródio negro vem ganhando cada vez mais destaque no mundo da moda, justamente por dar às joias escuras um brilho único e refinado. E é por isso que a procura por anéis e brincos com esse tipo de banho vem crescendo cada vez mais.

O ródio é um metal prateado, muito reflexivo, com grande resistência a ácidos e a substâncias corrosivas. É um dos poucos metais prateados que conseguem manter o brilho. Ele também é bastante raro e valioso, sendo encontrado com menor frequência que o ouro e a platina na crosta terrestre.

A prata, que é um metal relativamente mole, o banho, na maioria das vezes, é dado para se criar uma camada protetora, já que o ródio é o metal da família da platina mais resistente a manchas e arranhões.

As pessoas sempre nos perguntam se o Banho de Ródio dura para sempre, ou por quanto tempo ele dura!

É importante frisar que o banho de ródio não é eterno. Com algum tempo de uso, é natural que haja desgaste do banho. Assim, para que a joia recupere a vida, será necessário dar outro banho de ródio.

A vida útil depende da qualidade do banho e da espessura da camada de ródio: camadas mais grossas possuem maior  durabilidade. Joias como anéis e alianças são mais suscetíveis ao desgaste do que outras peças, pois são utilizadas com maior frequência. Geralmente, o banho de ródio começa a sofrer desgastes com 1-2 anos de uso, mas em joias usadas esporadicamente, os sinais de desgaste podem demorar mais tempo.

O banho de ródio é um procedimento realizado pela grande maioria dos joalheiros.



 

Postado em