Outubro mês da Opala e da Turmalina Rosa

É mês dessas duas pedras “maravilindas (aaahhh).

E como estamos no outubro Rosa, Vou começar falando sobre a Turmalina Rosa:

A pedra tem apresentação em forma de cristais longos, delgados e prismáticos. Algumas vezes até colunares. Suas jazidas podem ser encontradas nos seguintes países: Brasil (especialmente o Estado de Minas Gerais), Ilha de Madagascar, Nigéria, Paquistão e Estados Unidos.

A turmalina rosa, também conhecida em alguns locais como rubelita, tem a sua variação de cores do rosa tênue ao vermelho rubi.

Mores, existem outras tonalidades e cores da turmalina, vão desde o preto ou preto-azulado ao castanho escuro; castanhas a amarelas ,azulverdevermelhoamarelo nossa queridinha rosa. Muito raramente são incolores, também existem os cristais bicolores, que podem ser verdes numa extremidade rosa na outra, até mesmo verdes no exterior com interior rosa (este último tipo é por vezes chamado turmalina melancia).

Uma curiosidade sobre a Turmalina, é que em Em 1989, foi descoberta em São José da BatalhaParaíba (Brasil) a turmalina Paraíba, com uma cor verde ou verde-azulada bem diferente das conhecidas, e que é hoje a variedade mais cara de todas.

Opala

A opala, pedra preciosa conhecida por produzir lampejos das sete cores do arco-íris,

Estamos diante de um cristal raríssimo e extremamente caro. Para se ter uma ideia, um pedaço bem pequeno de opala pode chegar a 800 reais. Mas não se engane, estamos falando de um mínimo pedacinho mesmo!

Ela geralmente, pode ser encontrado na Inglaterra, Brasil, México, Austrália e Peru, mas essa gema é oficial as Austrália .

Na composição química encontramos óxido de silício hidratado, com percentual de água que pode chegar a 20%. Ao contrário de outras pedras que já comentamos aqui no blog, a opala, exatamente por ser amorfa, não possui formato de cristal, e geralmente é encontrada em formas irregulares.

Até no significado do nome ela se difere das demais. Seu nome vem palavra LAUP, sânscrita, cujo significado é pedra preciosa. E é exatamente isso que o cristal é. Bastante preciosa e rara.

Mores,

A Opala também tem variações de cores, pode ser branca, incolor, azul-leitosa, cinza, vermelha, amarela, verde, marrom e preta.

As variedades de opala que mostram jogo de cores, as opalas preciosas, recebem diversos nomes; do mesmo modo, há vários tipos de opala comum, tais como: opala leitosa (um azulado leitoso a esverdeado); opala resina (amarelo-mel com um brilho resinoso); opala madeira (formada pela substituição da madeira com opala); Menilite (marrom ou cinza) e hialite, uma rara opala incolor chamada às vezes Vidro de Müller.

Postado em