Junho mês da Pérola e Alexandrita

Ah o Mês de Junho Mês dessas duas Gemas Lindas!

Vamos começar falando sobre a Pérola:

A Pérola  tem composição: carbonato de cálcio, matéria orgânica e água 

Ela é produzido por alguns moluscos, as ostras e mexilhões, em reação a corpos estranhos que invadem os seus organismos, como grãos de areia. É valorizada como gema e trabalhada em joalharia. 

As pérolas também podem ser obtidas de forma artificial, através de cultivo, para isso, insere-se no interior da ostra perlífera, um objeto minúsculo, causando uma pequena inflamação. Estima-se que as pérolas podem durar até 150 anos, entretanto uma pérola natural com cerca de 2 mil anos foi descoberta recentemente durante escavações arqueológicas em uma zona aborígene do oeste da Austrália.

As pérolas de melhor qualidade encontram-se no Golfo Pérsico (pérola do oriente). Existe também produção na Índia e Sri Lanka, na Austrália, no Taiti e na América Central. As pérolas cultivadas são produzidas em larga escala no Japão.

Toda pérola merece um cuidado especial! 

Alguns deles: As pérolas têm que ser guardadas separadamente das outras peças, envolvidas em tecido. Limpe-as com um pano úmido e evite produtos químicos de limpesa da casa, também produtos para os cabelos, cosméticos e perfumes, pois tiram o brilho das pérolas. O idela é que a pessoa por exemplo, aplique o perfume e aguardar alguns minutos, para depois colocar a joia com a pérola.

Uma curiosidade : A maior pérola do mundo tem 27,65 quilos e está avaliada em 80 milhões de euros. Foi comprada em 1959 a um pescador em Camiguin, Filipinas.

 

Alexandrita 

Alexandrita  é uma variedade do mineral crisoberilo e uma pedra preciosa muito apreciada e de grande valor.  Ela pode mudar sua cor de acordo com a luz: à luz natural é geralmente verde-oliva, mas à luz incandescente, de lâmpadas de filamento e fogo, fica na cor vermelha. Sua é devido a uma combinação extremamente rara de minerais, incluindo titânio, ferro e cromo. O crisoberilo algumas vezes pode conter minúsculas inclusões em forma de agulhas, paralelas, que refletem uma luz prateada.

É uma das pedras mais caras, sendo encontrada nos Montes Urais na Rússia e no município de Antônio Dias em Minas Gerais.

A Rússia foi o único produtor dessa variedade de crisoberilo por muito tempo, até que, entre 1960 e 1980, devido ao esgotamento de suas reservas, o Sri Lanka passou a ser o produtor mais importante.Entre 1970 e 1980 o Brasil também se tornou um produtor de Alexandrita com extrações na Bahia, Espírito Santo e, principalmente Minas Gerais onde, inicialmente a alexandrita era extraída no município de Malacacheta.

A maior Alexandrita já lapidada, com 65 quilates, foi encontrada no Sri Lanka e atualmente se encontra no Museu de História Natural de Washington nos Estados Unidos. Ainda no Sri Lanka encontrou-se uma Alexandrita que pesou 375g em seu estado bruto.

Foram descobertas três pedras no município de Antonio Dias em Minas Gerais. A menor pesando 388,74 gramas a segunda pesando 651,50 gramas e a maior pedra pesando 6.184,27 gramas, todas em estado bruto.

 

Postado em