Dezembro mês da Turqueza e do Topázio Azul

Turqueza

Com um azul único e bem diferenciado do das outras pedras azuladas, a turquesa inspirou uma variação na paleta de cores nos dias de hoje. Você certamente já ouviu alguém falar em azul-turquesa. Essa cor é por ela ser um fosfato de alumínio com pequenas quantidades de cobre e ferro.

gema geralmente entre a cor ciano e o verde, gerando a cor homônima. As variedades mais caras são cor azul do céu.

 A turquesa do Irã é considera a melhor do mundo por muitos, A pesar de hoje são produzidas de enormes minas de cobre no sudeste dos EUA.

Fórmula química CuAl6(PO4)4(OH)8·4H2O

 

Topázio Azul

O topázio azul é extremamente raro na natureza e uma das gemas mais populares do mundo junto com o rubi, o diamante e a safira. A cor azul intensa observada é resultado de aplicações de radiação gama ou de outros tipos de radiação em topázios naturalmente incolores, espécime encontrado apenas no Sri Lanka.

O topázio azul possui cores que vão desde um azul bem claro, quase branco, até um azul escuro e profundo, que podem ser conseguidos com métodos envolvendo radiação gama. Algumas tonalidades são tão características que existe no mercado uma nomenclatura específica para elas. Em termos gerais, são classificados em três categorias com base na cor. Confira.

Sky Blue

Assemelha-se a cor do céu em um dia sem nuvens: limpo, claro e delicado. Tecnicamente, é um topázio branco que foi exposto a radiação para alterar a cor da pedra para azul claro, ficando quase indistinguíveis da água marinha a olho nú. Seu principal mercado consumidor é a Europa.

Swiss Blue                                                                                                                                                                       Sua cor vívida se assemelha à cor do Mar do Caribe, que é muito próximo da cor da turmalina-paraíba. É mais escuro que o Sky. Também para mudar a cor de um topázio branco para um azul brilhante, saturado e alegre. mercado consumidor é formado pelos Estados Unidos, Ásia e Europa.

 

 

London Blue

O London Blue é um topázio branco que foi exposto a radiação, para mudar a cor para um azul saturado e profundo. Muitos têm um tom ligeiramente esverdeado quando vistos por determinados ângulos. Seu mercado consumidor é formado pela Europa, Ásia e Austrália.

 

Em geral, o topázio é encontrado como cristais bem formados, prismáticos, com um típico corte transversal. Topázios naturais cor de rosa são raras, por isso as mais valiosas. Pode também ser branco, cinza, verde, azul, ou amarelo-avermelhado e transparente ou translúcido. Quando aquecido, o topázio amarelo torna-se frequentemente rosa-avermelhado. O topázio é um mineral nesossilicato de flúor e alumínio de fórmula química Al2(F,OH)2SiO4

Pode ser encontrado nas montanhas Urais e Ilmen (Rússia), na República ChecaSaxôniaNoruegaSuéciaJapãoBrasilMéxico, e Estados Unidos.

Postado em