Agosto mês do Peridoto

Também chamada 'pedras do cavaleiros pois seriam as cruzadas que teriam trazido o peridoto do oriente para a Europa onde ele serviu à enriquecer os objetos culturais antes de ser apreciado mais tarde como gema.
É geralmente verde-oliva  ou verde-claro, podendo contudo, apresentar variantes de coloração amarelo-esverdeado, verde-acastanhado, verde-limeira. Tem aproximadamente 80% de magnésio e 20% de ferro.

São apontadas duas origens  diferentes para o vocábulo peridoto: a palavra árabe faridat, 'pedra preciosa',

As jazidas são muito numerosas mas poucas dão cristais de grande tamanho e de qualidade, Zerbiget ou Zabargad que significa peridoto em arabe (chamada antigamente Topazios, depois St. John's Island) situada no sudeste do Egito, no mar vermelho, Noruega, da Russia (Oural, Pininsula de Kola), da Africa do Sul, do Quênia, da Tanzânia, da Australia (Queensland), do Brasil (Minas Gerais), dos Estados Unidos (Arizona), do México, do Paquistão (mina de Suppatt, ou Suppet ou Sapat), do Sri Lanka, da China, do Afeganistão.

Somente as gemas de cor viva e intensa, ao mesmo tempo cores quente, verde suave e com brilho são considerados como gemas.
 

Em razão de sua fragilidade, lapidações com esmeralda e cravações como inglesa devem ser evitadas, por sua tendência à quebrar sob efeito de fortes pressões.
O maior peridoto já lapidado, pesando 310 quilates, proveniente da Ilha de Zerbiget e é conservado no Smithsonian Institution. No museu de Escola de Minas de Paris, conserva uma amostra rara. Um peridoto encontrado dentro de um meteorito, que caiu na Sibéria em 1749, que também foi lapidado.
Uma coleção de peridotos se encontra na Turquia é considerada a mais bela do mundo, no Palacio Topkapi, o trono de Bayram contendo 954.

Cuidado! Muito frágil e sensivel às pressões e aos choques e também aos acidos, mesmo vinagre pode o danificar, produtos de limpeza também.                                                  

O peridoto é a pedra de aniversario de 16° ano de casamento.

 

Postado em